Quarta-feira, 07.04.10

Pedido de colaboração - bullying

Não se pode actuar sobre nenhum problema sem antes saber o seu contexto e aquilo que as pessoas pensam sobre o mesmo.

Por isso, gostaria que participasse num pré-teste de investigação sobre Bullying, que tem como objectivo avaliar os conhecimentos da comunidade em geral sobre este fenómeno. Os dados são confidenciais e têm somente como destino o tratamento estatístico.

 

Poderá participar aqui.

 

Aceda ainda a um artigo anteriormente aqui publicado sobre bullying.

 

Grata,

Vanessa Dias

FPUL

Publicado por Psicologia & Alimentação às 14:14 | Link do post
Terça-feira, 06.04.10

Dicas (à séria) para queimar gordura

Esqueça os sprays para pôr debaixo da língua.


Esqueça as sapatilhas com solas especiais.

 

Esqueça as plataformas vibratórias.

 

Esqueça os cartuchos da farmácia.

 

Isto se... quiser mesmo queimar gordura.

 

A única forma de queimar a gordura armazenada é através do movimento, do mexe-mexe... do exercício! Se acha que a perde por comer menos ou por usar antídotos dietéticos, então está... gordurosamente enganado.

 

Mexa-se durante 30 minutos todos os dias. Não importa a fazer o quê: pode nadar, pode andar, pode jogar com o seu filho à bola ou até passear de bicicleta, subir e descer escadas... mas ponha-se em movimento! Aproveite todos os pedaços de tempo que tenha para fazer algo activo!

 

A ideia de que tem que se ir enfiar no ginásio, para fazer desaparecer a gordura do último pastel de nata, ou fazer skip ao almoço é totalmente descabida. Coma moderamente, sim, óbvio; e se cometer algum deslize não se preocupe... mexa-se!!

 

 

 

 

 

Ponha na sua to do list o seguinte:

 

 

- exercício diário de 30 minutos (seguidos ou repartidos, não importa!)


- usar roupa minimamente confortável (não, não precisa de um fato de treino novo!)


- beber líquidos com frequência (água, sumos não concentrados)


- divertir-se!!

 

 

 

 

 

Vai à praia?

 

  • aproveite para fazer a sua caminhada assim que lá chegar
  • não fique sentado ao lado da geleira e muitos menos deitado o dia todo na toalha (mexa-se!)
  • evite ir ao café, se não consegue resistir aos bolos, aos rissóis e aos folhados que lá vendem
  • faça ouvidos moucos aos vendedores ambulantes (não, não vai comprar os 5 noggats a 1€)
  • leve comida de casa, isenta de gordura, fresca, e líquidos q.b. (exemplos: sandes de requeijão, sandes de ovo mexido com alface, bolachas maria, água, sumos à base de água e/ou fruta, frutas fáceis de descascar/cortar/comer)

Publicado por Psicologia & Alimentação às 14:25 | Link do post

Efeitos do stress na memória

Investigador fala-nos sobre como as situações e fontes de stress influenciam a nossa capacidade de memória.

 

 

 

Publicado por Psicologia & Alimentação às 03:21 | Link do post

O amor, do ponto de vista cerebral

Helen Fisher, no evento TEDTALKS, fala sobre as suas investigações sobre o amor, activações cerebrais correspondentes, porque nos apaixonamos pela pessoa X em vez de Y, duração das relações amorosas, entre outros pormenores interessantes. Vale a pena ver, prometo!

 

 

 

Publicado por Psicologia & Alimentação às 02:47 | Link do post

O que não se sabe sobre a timidez

Para alguns é uma graça, para outros nem tanto.

 

Por vezes, a timidez esconde algumas coisas que não pensamos sequer existir. O(a) tímido(a) pode lidar com elevadas cargas emocionais e cognições desadequadas, sobre si e sobre os outros, conduzindo-o ao isolamento e à evitação social (devido ao medo da rejeição dos outros).

 

Na maioria das vezes, basta uma mão estendida para ajudar estas pessoas a superar as barreiras comportamentais e emocionais que experimentam, diariamente.

 

Descubra o que está escondido por detrás da timidez e saiba como pode facilitar o desempenho social das pessoas mais tímidas.

 

Faça o download da informação, aqui.

Publicado por Psicologia & Alimentação às 02:11 | Link do post

Stress traumático

As pessoas que experimentam e presenciam situações traumáticas, como desastres naturais, acidentes ou outros eventos que colocam a vida das próprias e dos outros em risco, podem sofrer de stress traumático.

 

Saiba mais sobre Stress Traumático, conheça quais os seus sintomas físicos e emocionais e quais as estratégias de coping que poderá utilizar.

 

Fazer download da informação, aqui.

Publicado por Psicologia & Alimentação às 01:12 | Link do post
Segunda-feira, 05.04.10

Arte denuncia aumento das porções alimentares

Um estudo avaliou 52 reproduções do quadro "A Última Ceia", elaboradas no último milénio, com o objectivo de identificar algum tipo de correlação entre o tamanho dos pratos e porções alimentares vs evolução do tempo.

 

 

Os investigadores partiram do pressuposto que se as porções alimentares têm aumentado nos últimos tempos, então seria de esperar que isso estivesse espelhado na arte - e nada melhor do que utilizar o tão famoso quadro da última ceia de Cristo.

 

Determinaram-se assim as diferenças no tamanho do pão, dos pratos e das refeições, entre as várias réplicas.

 

Tal como foi inicialmente avançado, obteve-se uma correlação positiva média (r=0,52) no caso do tamanho da comida vs evolução do tempo, confirmando que o aumento das porções alimentares com o passar dos anos está, provavelmente, também presente e "documentado" nas obras de arte.

 

Referências:

Wasink, B. & Wansink, C. S. (2010). The largest last supper: depictions of food portions and plate size increased over the millennium. International Journal of Obesity. Advance online public

ation. doi: 10.1038/ijo.2010.37

 

 

 

Aceder directamente ao artigo, aqui.

 

 

 

Inúmeras coisas a postar, mas sem tempo.

CV actualizado, aqui.

 

 

Foto-fonte

Publicado por Psicologia & Alimentação às 02:28 | Link do post



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Logótipo recriado por Luís Carvalho (2009).

Fonte das imagens originais, ver I e II.
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